A instalação de TVs e computadores e suporte a equipamentos, realizados em parceria com empresas especializadas, começam a fazer parte do cardápio trivial de serviços de redes como Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Carrefour e Walmart. Essas ofertas já movimentam cerca de R$ 400 milhões por ano. Na categoria garantia estendida, as cifras chegam a R$ 1 bilhão. "Hoje o varejo brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas do de Índia e China. Quanto mais madura a população, mais ela gasta com serviços", diz Marcos Gouvêa de Souza, da consultoria GS&MD-Gouvêa de Souza. Em geral, as redes vendem os serviços de instalação e suporte como uma oferta complementar aos eletrônicos. Com isso, são remuneradas por parceiros como a TecTotal, empresa paulista especializada que tem entre os sócios os fundos Intel Capital e Ideiasnet e a Telefônica. Diante de margens apertadas e com a competição cada vez mais acirrada, grandes redes de varejo estão reforçando a aposta em serviços.
A investida em serviços não é novidade para muitos dos varejistas. O Carrefour, por exemplo, criou seus serviços em dezembro de 2007. Diante do crescimento das oportunidades, porém, algumas redes estão criando diretorias específicas para a área. A Fnac é um dos exemplos. A companhia acaba de nomear o francês Pierre Paparemborde, egresso do Carrefour, para reforçar a área, que oferece instalação de TVs e computadores. Também está incluída nessa categoria a venda de ingressos para shows e jogos.
Folha de S.Paulo
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Serviços no varejo movimentam R$ 1,4 bilhão
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
universidade do varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário