Segundo Jeff Merkel, diretor de publicidade móvel do Google, o mercado de marketing por internet móvel cresceu 579% entre julho de 2009 e o mesmo mês deste ano. A alta se justifica porque a publicidade móvel chega aos usuários em qualquer lugar. Também conta com a atenção focada do consumidor, o que não ocorre em meios como a televisão e a internet tradicional. Pensando nisso, a Nivea, com a marca de protetores Nivea Sun, e a Unilever, com a Knorr, investem nessa nova modalidade.
A Unilever apostou em aplicativos que oferecem informações sobre os produtos e entretenimento ao consumidor para impulsionar as vendas da marca Knorr. No entanto, como no Brasil apenas 3% da base total de aparelhos possuem acesso irrestrito à web, a empresa se viu obrigada a procurar alternativas. A solução foi estabelecer uma parceria com a fabricante Nokia, que criou sete modelos de celulares pré-pagos com o aplicativo de receitas já instalado. “Às vezes, a marca quer atingir a classe C fazendo aplicativo para iPhone. Mas o telefone da Apple não representa nem 1% do mercado”, diz Fátima Pissarra, diretora de soluções de mídia da Navteq, empresa pertencente à Nokia. Foram um milhão de aparelhos vendidos, e os usuários consideraram que a marca tornou-se mais atraente por oferecer esse tipo de serviço.
Mas não basta estar acessível para que a publicidade móvel tenha efeito. De acordo com Terence Reis, diretor de operações da Pontomobi, empresa do Grupo RBS focada em ações de marketing pelo celular, para ser popular o aplicativo deve estar na lista dos 25 mais acessados da loja virtual, seja ela da Apple ou do Android. “O aplicativo tem de estar identificado por uma atividade que seja de interesse do público-alvo”, afirma. Um exemplo é o aplicativo desenvolvido pela Nivea para o seu protetor solar Nívea Sun. O programa indica ao usuário qual filtro solar mais se adequa às suas características – tipo de pele, idade e sexo –, checa a previsão do tempo do local onde a pessoa está, e ainda oferece o serviço de alarme para lembrar a hora de reaplicar o produto.
Na primeira semana, o aplicativo ocupou o 18º lugar no ranking dos programas gratuitos mais baixados da Apple Store. Chegou, inclusive, a liderar os softwares na categoria saúde. Segundo pesquisa feita no Brasil pela MMA (Mobile Marketing Association), em 2008, o potencial de investimento publicitário anual da internet móvel no País foi de R$ 85,9 milhões.
Fonte: Brasil Econômico
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Unilever e Nivea aderem ao marketing pelo celular
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