sábado, 17 de outubro de 2009

CAROS COLEGAS DO VAREJO
Recebi ontem, via email, uma matéria sobre a penetração da classe C na internet. Resolvi enxugar e cruzar com dados de outra, publicada no site do Sebrae, sobre o neoconsumidor.
Vejamos: Quem você acha que infla os números brasileiros do orkut (27,3 milhões de visitantes únicos em julho) ou mantém a atividade febril do MSN, com seus 32,1 milhões de usuários? E segue com uma previsão, quase uma de cada duas pessoas emergentes surfará na web até o final do ano. No início desse ano, a Fundação Getúlio Vargas estimava essa turma ascendente — gente com renda familiar mensal entre 1.064 e 4.561 reais — em 97,2 milhões de pessoas. Para absorver essa demanda toda foram vendidos 12 milhões de computadores em 2008 e outros 4,8 milhões no primeiro semestre deste ano. A banda larga deu em 2008 um salto de 45,9% em relação a 2007.
E dai? Dai que quase três quartos (73%) dos brasileiros utilizam sites especializados em comparação de preços, contra 52% da média global, enquanto 53% (o índice mais alto do mundo) ficam desapontados quando suas lojas preferidas não vendem pela WEB.
O Brasil possui 60 milhões de internautas e 160 milhões de usuários de celulares, contra 46 milhões de linhas fixas.
Agora eu pergunto: o que você está fazendo para convencer este novo consumidor a entregar-lhe parte do seu suado dinheiro? Como irá posicionar ou reposicionar seu negócio frente a esta realidade?

Cláudio Oliveira
Aluno do IVAR RJ

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