Em comunicado divulgado ontem sobre os resultados mundiais da rede para o segundo semestre, o Carrefour destacou o lançamento do projeto Minha Loja no Brasil. Trata-se de “um plano para melhorar o desempenho dos hipermercados e ampliar o crescimento da margem”. Lançado há pouco mais de três meses, a iniciativa promove pesquisas com os consumidores nas lojas para adequar o sortimento de acordo com o gosto dos consumidores.
Oito lojas – 4 em São Paulo e 4 no Rio – já foram reformadas desde o início do projeto. As mudanças liberaram espaço para inclusão de outros serviços nas lojas, como a unidade de Sulacap no Rio, que vai receber salas de cinema. Todos os hipermercados do País participarão do “Minha Loja”.
Com cortes de custos e adequação do sortimento, o Carrefour voltou a apresentar lucro no primeiro semestre de 2010, alcançando 82 milhões de euros.
Carrefour vai levar farmácias para as ruas
Com 145 drogarias no País, todas no interior de suas lojas, a rede pretende expandir o negócio inaugurando unidades nas ruas e fazendo aquisições. O Carrefour não divulga quantas lojas pretende abrir fora dos hipermercados, mas elas terão um espaço cerca de 60% maior, de 180 metros quadrados e um mix de higiene e beleza diferente do trabalhado no autosserviço.
“Hoje nosso mix é semelhante, porque a compra é centralizada pelo hipermercado, mas vamos começar uma negociação independente para o canal farma”, diz o diretor de drogarias do Carrefour, Oscar Teixeira Basto Júnior. Nas redes de drogarias, a venda de itens de higiene e beleza significa 27% do faturamento anual, o que equivale a mais de R$ 4 bilhões.
Muito pulverizado, o setor de drogarias vem se consolidando. Hoje o segmento movimenta R$ 32 bilhões ao ano. As farmácias de super e hipermercados respondem por 3% desse total. Hoje o Pão de Açúcar tem 149 drogarias e deve inaugurar 25 neste ano, mas não pretende expandir o negócio para as ruas. O Walmart, líder do segmento, tem 277 unidades e deve chegar a 350 até o fim de 2010.
Fonte: Valor Econômico
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Carrefour ouve consumidores para mudar mix das lojas
Marcadores:
CARREFOUR,
CLÁUDIO OLIVEIRA,
MIX DE PRODUTOS,
universidade do varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário