segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Pesquisa Exclusiva: Corte no sortimento
Sabonete e biscoito perdem vendas pelo excesso de variedades, conforme mostra estudo da nielsen. As duas categorias estão na mira dos hipermercados, que, seguindo tendência internacional, começam a enxugar o sortimento.
Parece que é sério. A iniciativa das gigantes mundiais do varejo de reduzir o sortimento começa a chegar ao mercado brasileiro. O estudo Benchmark feito anualmente pela Nielsen, com base na ferramenta de análise de sortimento Assortman, mostra que, no ano passado, os hipermercados da Grande São Paulo, o principal mercado consumidor do País, reduziram em 3,2% o número de SKUs. A média do autosserviço apresentou uma ligeira queda de 0,1%, enquanto os demais formatos elevaram o mix. “A maioria dos hiper é operada por cadeias globais, cuja orientação, desde 2009, é enxugar o sortimento”, explica Juliana Carnicelli, gerente de consultoria analítica da Nielsen. Para se ter uma ideia, em 2009, o Walmart tomou a decisão de cortar 12% dos itens em todo o mundo. Neste ano, foi a vez de o Carrefour oficializar orientação semelhante. Em fevereiro, quando foi divulgada sua estratégia global, a companhia francesa comunicou que vai reduzir em 15% os produtos alimentícios.
Uma pesquisa divulgada pela Nielsen nos Estados Unidos mostrou ainda que, em 2009, 42% dos varejistas retiraram SKUs das prateleiras e 40% afirmaram que eliminarão mais 10% dos itens entre 2010 e 2011. A consultoria constatou que as empresas tomaram essa decisão porque desejam realçar o merchandising (75% dos respondentes), melhorar o controle de estoque (71%), facilitar a compra do consumidor tirando os excessos (60%), além de reduzir custos e elevar a rentabilidade (52%).
É difícil comparar o mercado brasileiro com o americano, mas não se pode negar que algumas categorias já sofrem com o inchaço do mix e a semelhança entre os produtos. As escolhas do cliente estão mais difíceis, e o fantasma da queda de vendas assombra.
PORTAL SM
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