A maioria dos brasileiros acredita que o momento atual é propício para a aquisição de bens de consumo duráveis, conforme mostra o IDF (Índice de Expectativas das Famílias) divulgado na terça-feira (31).
Enquanto 53,04 % das famílias ouvidas pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) em agosto deste ano afirmaram que atualmente estamos em um bom momento para comprar essas mercadorias, 37,32% consideram o momento atual ruim para consumo de duráveis. Pouco menos de 10% não souberam ou não responderam.
O otimismo é maior na região Nordeste, com 64% das famílias acreditando ser este um bom momento para o consumo. As regiões Norte e Sul possuem menos famílias otimistas: apenas 47% e 42%, respectivamente.
Para o Ipea, os resultados “certamente explicam em parte os índices de elevação do consumo e do faturamento de muitos setores da economia”.
Crédito
Parte considerável da famílias brasileiras planejam tomar empréstimo ou financiamento para adquirir algum bem nos próximos três meses. De acordo com o estudo, a média nacional é de 7,56%, embora no Centro-Oeste 9,12% das famílias tenham essa intenção. O desejo é menor no Nordeste (6,85%).
A pesquisa foi realizada em 3.810 domicílios distribuídos por 214 municípios de todos os estados. O IDF mostrou também que, no mês passado, 54% das famílias brasileiras estavam endividadas, sendo que o valor médio dos débitos alcança R$ 5.426,59.
Fonte: Info Money Pessoal
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Brasileiros consideram momento atual bom para o consumo de bens duráveis
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
universidade do varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário