quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Mesmo com sucesso no exterior, Havaianas mantém fábricas no Brasil
Presentes em mais de 250 mil pontos de vendas no Brasil, a Havaianas tem cerca de 86% de sua distribuição feita por meio da rede atacadista. A marca que nasceu em 1962, passou por uma reformulação de conceito, na qual passou de produto utilitário para objeto de desejo, com um conceito fashion.
De acordo com Márcio Utsh, presidente da SP Alpargatas, empresa que detém a marca Havaianas, com o reposicionamento as vendas da sandália para o exterior aumentaram ainda mais. “O reposicionamento aconteceu em 1996. A partir do ano 2000, houve um crescimento acelerado das vendas no exterior”, declarou Utsh.
Mesmo com o aumento da demanda, Utsh diz que não é o objetivo da empresa abrir fábricas fora do Brasil. Segundo ele, caso haja necessidade de aumentar a produção, é preferível aumentar a capacidade das fábricas que a empresa já possui no Nordeste, a construir fábricas novas.
O sucesso da marca é tamanho que na Europa uma Havaianas custa de 30 a 40 Euros (cerca de 70 a 100 reais). Entre os países para os quais a empresa exporta estão Autrália, EUA, Itália, França, Argentina e Reino Unido.
Por:Jamille Menezes
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