Implantadas nos supermercados há quase 20 anos, as estações de reciclagem eram utilizadas por uma pequena parcela de consumidores mais engajadas nas questões ambientais. Hoje, no entanto, ganharam mais espaço, e a adesão cresce sem parar. As 72 estações do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, recolhem o equivalente a 20% de todo o lixo reciclável coletado pela prefeitura de São Paulo.
O dado mostra que o poder público precisa ampliar a coleta seletiva, mas também demonstra a contribuição do setor na conscientização do público. “Mostra a força do varejo para facilitar a vida dos consumidores conscientes sobre o que fazer com os resíduos”, acredita Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo.
Outro exemplo de incentivo à reciclagem aparece em 63 estações do Walmart, que recolhem celulares, pilhas e baterias. Nos sete primeiros meses deste ano, foram coletadas 5,5 mil toneladas. Segundo a fabricante Nokia, mostram que se todos os quase 5 bilhões de usuários de celulares em todo o mundo devolvessem pelo menos um aparelho não utilizado, a economia de matéria-prima e redução nas emissões de gases estufa corresponderiam à retirada de quatro milhões de carros das ruas.
Fonte: Valor Econômico
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Cresce utilização de estações de reciclagem nos supermercados
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
consumo consciente,
mundo verde,
universidade do varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário