A intenção de consumo das famílias paulistanas subiu 1,6% em agosto na comparação com julho e atingiu o segundo melhor resultado da sua série histórica, iniciada há um ano.
O levantamento, divulgado nesta quinta-feira pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), mostra que o indicador chegou a 138,5 pontos, em uma escala de 0 a 200 e que aponta otimismo acima de 100.
De acordo com a associação, a ICF (Intenção de Consumo das Famílias) cresceu 15,2% em um ano. O único resultado mais elevado que o de agosto foi o de janeiro, quando marcava 138,7 pontos.
"O aumento da massa salarial real somado ao fácil acesso ao crédito fortalecem o poder de aquisição das famílias", avalia Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio.
Entre os itens que compõem o indicador, o emprego atual teve alta de 1% em relação a julho, perspectiva profissional subiu 5,5%, nível de consumo atual teve elevação de 3,1% e perspectiva de consumo para os próximos 12 meses cresceu 5,7%.
O assessor econômico da entidade aponta ainda que as vendas no comércio varejista devem apresentar um bom desempenho até o fim do ano, apoiadas tanto no crescimento da intenção de consumo, quanto na elevada confiança do consumidor paulista que, segundo o Índice de Confiança do Consumidor, também divulgado pela Fecomercio, é a maior desde 1994.
Fonte: Folha Online
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Intenção de consumo tem alta de 1,6% em agosto, diz Fecomercio
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
universidade do varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário