terça-feira, 17 de agosto de 2010

Casos Reais > Na hora de vender, controle a ansiedade!

A poucos dias de meu baile formatura, estava desesperada por um vestido de festa. E como não gosto de vestidos longos, nenhum dos modelos me agradava.

Por indicação de uma amiga, fui a uma loja de roupas para festas na esperança de encontrar o modelo ideal. Ao chegar, uma vendedora que parecia ter pouca experiência veio me atender.

Primeiramente, a moça me pediu para descrever o modelo e a cor de vestido que eu gostaria de usar. Mas como poderia saber se não havia visto nenhuma peça da loja?

Ao explicar que queria ver todas as peças expostas antes de escolher, a vendedora continuou insistindo. Nesse momento, já estava tão irritada que acabei deixando-a sozinha e fui olhar os modelos.

Acabei me interessando por apenas dois modelos, e quando terminei de olhar, a vendedora já estava de volta, perguntando qual tinha sido a minha decisão.

Ao mostrar as opções que queria provar, ela me disse: “Nossa, mas esses são os mais feios da loja!”. Não acreditei no que estava ouvindo, e de tão nervosa, fechei a cortina do provador na cara da vendedora.

Não tive ajuda para fechar os vestidos, e ainda tive que escutá-la dizer: “E aí, qual você gostou, qual deles vai levar?”. Diante da reação da vendedora, perguntei o porquê de tanta ansiedade e ela confessou que era nova na loja, ainda não tinha feito nenhuma venda e gostaria que eu fosse sua primeira cliente.

Entendi os motivos da vendedora, mas diante da falta de atendimento e do despreparo da profissional, desisti de comprar nessa loja.


Análise do Atendimento

A vendedora parecia estar nervosa, insegura e muito ansiosa para fechar sua primeira venda. Geralmente isso acontece com muitos vendedores. Porém, o erro está em deixar transparecer para o cliente o nervosismo com a situação.

Além disso, o vendedor não precisa deixar tão clara a sua opinião sobre a escolha do cliente, afinal, os consumidores não têm o mesmo gosto na hora de escolher um produto. Talvez o vestido tenha combinado com a cliente, mesmo que o modelo não tenha agradado a vendedora. O importante é ajudar o cliente a escolher o que ele quer comprar.

Falta de experiência se resolve com vendas. Portanto, não se pode desperdiçar nenhum cliente.

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