A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um levantamento com análises sobre a quantidade de sódio, açúcar e gordura nos alimentos industrializados. O produto com maior presença de sódio foi o macarrão instantâneo com tempero – 167% a mais do que a quantidade recomendada por dia, considerando-se uma porção do alimento. Na batata palha, a quantidade encontrada alcançou uma variação de até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, o nível varia até 12,5 vezes.
Os refrigerantes também foram estudados. Constatou-se nesse caso que a quantidade do ingrediente é maior nas versões de baixa caloria do que na comum. Isso acontece em função do uso de aditivos, como o ciclamato de sódio.
A Anvisa também analisou a presença de outros ingredientes. No caso dos néctares (bebida com concentração de polpa de fruta entre 20% e 30%), por exemplo, o estudo constatou que as menores quantidades de açúcar encontravam-se nos sabores laranja, maçã e pêssego (média de 11g/100ml). Os de uva apresentaram a maior taxa (14g/100ml).
O ferro, por sua vez, foi analisado na farinha de trigo e na de milho. Na versão de fubá e no floco de milho, 87% tinham teor inferior ao necessário (4,2 mg de ferro/100g de farinha). Já na farinha de trigo, 54% apresentaram resultados insatisfatórios.
Com relação à gordura, 17 das 28 marcas de batatas fritas registraram teores de gordura saturada acima da média. Os biscoitos de polvilho apresentaram as maiores quantidades de gorduras, tanto saturadas quanto trans.
Fonte: Valor Econômico
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Estudo da Anvisa encontra grandes quantidades de sódio em alimentos
Marcadores:
alimentos,
CLÁUDIO OLIVEIRA,
PROVAREJO,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário