Estudo da Kantar Worldpanel mostra que 73% dos consumidores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro aceitariam pagar mais por produtos que preservam o ambiente. No entanto, desse total, apenas 31% dizem já fazer isso. Outros 33% afirmam que seu orçamento não permite essa escolha e 9% argumentam que não encontram esse tipo de mercadoria no varejo que frequentam.
Feito em nove mil residências de 16 grandes cidades da América Latina, o estudo também revela que o percentual de pessoas que já ouviram falar de aquecimento global no Brasil subiu de 68% para 92%. Por outro lado, a preocupação com ambiente não se traduz em ações para 70% da população.
Na análise do instituto, isso acontece porque a economia brasileira está voltada para o consumo. "Ao mesmo tempo em que percebe a importância de um consumo mais sustentável, o brasileiro está tendo acesso a mais bens, muitos compraram o primeiro carro, passaram a ter mais eletrônicos em casa - o que gera consumo maior de energia elétrica e aumenta a produção de lixo", diz Carlos Cotos, presidente da Kantar no Brasil.
Ainda de acordo com o estudo, boa parte dos entrevistados também não acredita na imagem sustentável 'propagandeada' pelas empresas tanto na América Latina (39%) quanto no Brasil (36%).
Fonte: Valor Econômico
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Consumidores ainda têm baixo grau de consciência verde
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
consumo consciente,
mundo verde,
PROVAREJO,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário