Após o aumento de 30% nas vendas do segmento em decorrência da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), as principais fabricantes de eletrodomésticos da linha branca vão aumentar a produção no Brasil. Mesmo sem o benefício, a venda cresceu 14% em valor nos seis primeiros meses do ano.
A Samsung já está fabricando ar-condicionado na Zona Franca de Manaus e, apesar de não ter um projeto de fábrica nova consolidado, estuda locais para a instalação de uma unidade. A LG confirma que irá fabricar linha branca no Brasil, sobretudo os principais itens, como fogões, refrigeradores e lavadoras.
Já a Whirpool retomou a produção de lavadoras de louça em Rio Claro, produto que vinha importando nos últimos anos. A Panasonic, por sua vez, tem um projeto pronto para ampliar a produção de itens de cozinha. Atualmente, a empresa só produz micro-ondas no Brasil.
Para Alcides Leite, professor de economia da Escola Trevisan de Negócios, as empresas estão acertando em investir na produção do Brasil, mesmo com as importações favorecidas. "São projetos de longo prazo e não são determinados pela variação pontual do câmbio", diz.
Fonte: Valor Econômico
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Fabricantes de linha branca vão produzir mais no Brasil
Marcadores:
claudio oliveira,
linha branca,
PROVAREJO,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário