terça-feira, 3 de agosto de 2010

Produção industrial tem queda de 1% em junho ante maio

A produção industrial recuou 1% em junho, na comparação com maio deste ano, na série com ajustes sazonais, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a terceira queda consecutiva do índice, que apresentou variação negativa acumulada de 2% entre abril e junho. Para o IBGE, o resultado de junho "reforça os sinais de redução no ritmo da atividade fabril".

Segundo o instituto, na comparação com maio a retração na indústria foi generalizada, atingindo 20 dos 27 ramos pesquisados. A queda mais acentuada foi vista nos bens de consumo duráveis (-3,2%).

Em relação a junho de 2009, porém, houve expansão de 11,1%, "a menor marca desde os 5,3% assinalados em novembro do ano passado", de acordo com relatório do IBGE. Vinte e dois dos 27 setores tiveram taxas positivas, com destaque para veículos automotores (22,3%) e máquinas e equipamentos (38,6%).

No acumulado do ano, a produção industrial apresentou avanço de 16,2%. "Foi o resultado mais elevado desde o início da série histórica, reflexo, sobretudo, da baixa base de comparação decorrente dos efeitos da crise econômica internacional no final de 2008", explica o instituto. No período referente aos últimos 12 meses houve alta de 6,5%.
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário