O consumidor esteve mais disposto em comprar a prazo em julho. Tanto as consultas para vendas à vista quanto a prazo registraram aumentos frente ao mesmo período de 2009 e na comparação com junho, de acordo com pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgada na segunda-feira (2).
O SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 7,6% em julho, frente a 2009. O aumento é positivo, pois, de acordo com a associação, os dados refletem a saída da seleção brasileira da Copa do Mundo. Além disso, julho do ano passado não configura mais uma base fraca de comparação, uma vez que as vendas já não sentiam tanto os efeitos da crise. Já na comparação com o mês anterior, as vendas a prazo registraram alta de de 6,8%.
O SCPC Cheque, indicador de compras à vista, revelou no mesmo período um aumento de 5,9%. Cabe ressaltar que nas comparações mensais, julho apresentou dois dias úteis a mais, o que favoreceu as compras tanto a prazo como à vista.
Na comparação com 2009, o indicador que mede as compras à vista subiu 4,9% - resultado que poderia ter sido maior. De acordo com a ACSP, o clima quente do mês passado prejudicou as vendas de roupas e calçados da moda outono-inverno.
Inadimplência
Mesmo com o aumento das vendas, a inadimplência não registrou elevações no mês passado. Os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram recuo de 3,9% em julho, na comparação com igual período de 2009, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) registraram leve queda de 0,6% no mesmo período.
Tal cenário – de aumento das vendas a prazo e queda na inadimplência – para a associação deve-se a diversos fatores. O crescimento do crédito acompanhado com o aumento da massa salarial é um deles. “Além disso, cessaram os fatores que geravam altas taxas de crescimento no primeiro semestre, como antecipação de compras e base fraca de comparação, decorrente da crise financeira mundial”.
Fonte: Info Money Pessoal
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Intenção de compras sobe, mas inadimplência cai em julho em SP
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
IVAR,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário