sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lançamentos de novas embalagens crescem 10,5% no mundo em 2010

A tendência de “consumo em movimento” acaba guiando a produção de novos designs que acompanhem a rotina corrida dos consumidores
Com as mudanças de rotina e padrões do consumidor, empresas vêm adaptando e renovando não só seus produtos, mas as suas embalagens para atender determinadas demandas. O Laboratório de Monitoramento Global da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que analisa essa evolução, conseguiu determinar alguns padrões e novas tendências de 2010.

O número de lançamentos de novas embalagens, por exemplo, cresceu 10,5% este ano no mundo, o que mostra que a embalagem vem apresentando uma forte dinâmica de mercado. Uma das principais mudanças observadas foi o crescimento nos lançamentos de embalagens de cosméticos e lanches (snacks), que substituíram carnes, massas e refeições prontas no grupo das 10 mais mundial. Já no Brasil, os biscoitos lideram os lançamentos de embalagens em alimentos. Dados ainda comprovam que os tamanhos das embalagens mais lançadas caíram pela metade nos últimos cinco anos.

Ainda segundo observação do Laboratório, os produtos orgânicos, éticos ou com embalagens ambientalmente corretas ganham destaque entre os lançamentos, coisa que não acontecia há cinco anos. A praticidade e a conveniência continuam sendo os atributos mais desejáveis nas novas embalagens, assim como atributos que destacam a economia de tempo e a maior duração dos produtos.

A principal tendência verificada nos padrões está no “consumo em movimento”. Chamada internacionalmente de “to go”, significa que os novos produtos têm que acompanhar o consumidor em sua vida agitada, com múltiplas atividades e deslocamentos constantes, e para isso precisam ter embalagens que se adaptem a essa nova dinâmica.

FONTE: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário