sábado, 7 de agosto de 2010

Etiqueta global - Prepare-se para ser um executivo do mundo


As empresas brasileiras, por causa do desempenho econômico do país, estão atraindo olhares — e visitantes — estrangeiros. Com tantas culturas diferentes, a maneira como você se comporta pode ser decisiva na hora de fechar aquele contrato de venda ou conseguir um emprego novo. "As principais gafes dos brasileiros no contato com executivos de outros países são os atrasos", diz a consultora de imagem Renata Mello. O hábito de tocar nas pessoas e o de interromper enquanto o outro fala também podem causar problemas. “Nas viagens ao exterior deixe o anfitrião ditar as regras, evite comandar ou dar sugestões. O ideal é observar e só se pronunciar se for questionado”, diz a consultora. Veja algumas dicas para não atropelar a cultura de outro país e se dar bem em reuniões globalizadas.

NO TRABALHO
> Conversar tocando no seu interlocutor ou muito perto dele normalmente
constrange os estrangeiros. Melhor é ser cordial, mas manter distância.
> Não force uma intimidade logo de cara, perguntando sobre família e gostos
pessoais para um árabe. Isso é falta de educação.
> Na Rússia, a conversa sobre assuntos particulares é uma forma que os russos mantêm para conquistar a confiança e o respeito do convidado.
> Não se impressione se, durante uma reunião, os japoneses fecharem os
olhos por alguns segundos. “Eles estão apenas fazendo um power nap, uma forma de se refazer e voltar a prestar atenção”, diz Paula Caíres, líder de desenvolvimento humano da Serasa Experian, que trabalhou para a Toyota na Bélgica.
> Carlo Calabro, gerente da consultoria BCG em São Paulo, trabalhou no escritório da empresa em Paris e vê as diferenças. “Aqui, as pessoas apreciam se você concorda e cria consenso durante uma reunião. Na França, ninguém notará sua presença se você não discordar.”
> Depois de um ano na Inglaterra, Fabio Oliveira, gerente da Business School
São Paulo, chama a atenção para o gosto por objetividade. “É necessário
ser assertivo nas explicações. Barganhar não é bem visto em um primeiro
encontro na Inglaterra.”

CUMPRIMENTOS
> O aperto de mão é o cumprimento profissional internacional. Porém, muitos
países ainda mantêm seu próprio jeito de cumprimentar as pessoas, que muitas vezes não é feito de forma calorosa como aqui no Brasil. Portanto, observe primeiro e apenas repita o gesto de seu interlocutor, em vez de chegar dando beijinhos.

CARTÃO DE VISITAS
> Conforme a etiqueta asiática, tudo o que se oferece e recebe deve ser feito
com as duas mãos, inclusive a troca de cartões.
> No Japão, o cartão de visita é “considerado parte da identidade do seu
dono”, segundo o livro Linguagem do Corpo no Trabalho, de Peter Clayton e
Regina Sotto Maior. Por isso, ao recebê- lo, leia com atenção e coloque-o em
cima da mesa. Ao fim da reunião, procure guardá-lo dentro da carteira.

ÁLCOOL
> Para os franceses, recusar uma taça de vinho durante um almoço de negócios é um desrespeito.
> Na Rússia, reuniões regadas a álcool são normais. O especialista em fusões
e aquisições Roberto Aldworth lembra que quando trabalhava para a AmBev esteve no país e precisou “matar” uma dose de vodca antes da negociação, às 9h da manhã. “Durante quatro horas, tínhamos que brindar várias vezes e um assessor sempre enchia os copos”, conta.

PRESENTES
> É normal que os japoneses mais tradicionais recusem três vezes um presente
antes de aceitá-lo. Se for receber um, não abra diante de todos. Quem dá a lembrança não pode correr o risco de não ter agradado na frente dos outros.
> No mundo árabe, presentear a sós pode ser considerado suborno. Melhor
fazê-lo na presença dos demais.
fonte: VOCÊ SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário