segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MELHORE SUA CARREIRA: 7 REGRAS DE TI QUE VALEM A PENA QUEBRAR

Dave Willmer, diretor executivo da Robert Half Technology (RHT), empresa americana líder no fornecimento de profissionais de TI para projetos de diversos tipos, elaborou uma lista com regras do setor que merecem ser quebradas.

Na visão do executivo, questionar ou quebrar essas regras é válido por uma única razão: a melhor forma de mostrar que você tem valor para a empresa é mostrar que você tem valores. O profissional deve focar seus esforços em entregar o máximo de benefícios ao empregador, e não em fazer com que perceba o quanto de esforço foi feito ou o que você alcançou.

“No difícil mercado atual, pode parecer arriscado quebrar essas regras. Mas aderir a elas cegamente pode impedir sua carreira de decolar”, afirma Willmer. “Aqui vão sete regras feitas para serem quebradas – ou, ao menos, questionadas”, completa o diretor executivo da RHT.

1) Muitas horas são iguais a muito sucesso: trabalho duro é pré-requisito para a maioria das posições em TI. Mas isso não significa que “quanto mais horas, melhor”. Um calendário de trabalho muito apertado pode, na verdade, diminuir sua produtividade. Trabalhar regularmente até tarde também pode ser um indicador de que você está administrando mal o seu tempo. Converse com seu superior sobre rever as suas prioridades, sobre delegar tarefas ou conseguir novos recursos.

2) Especialize-se em um assunto e seja o melhor nele: o setor de TI sempre buscou profissionais com conhecimentos específicos em determinadas tecnologias, mas o mercado de trabalho atual requer habilidades que extrapolem a descrição do cargo. Aproveite oportunidades como treinamentos ou projetos que podem expandir seu conhecimento. Demonstrar vontade de aprender e diversificar a área de atuação pode ser um diferencial na hora de conseguir uma promoção.

3) Pegue todas as novas responsabilidades: apesar de ser importante expandir horizontes, cuidado para não adotar uma postura “eu-posso-fazer-tudo”. Pegar trabalhos que você não tem conhecimento para desenvolver de fato podem causar enormes dores de cabeça no time inteiro de TI. Sempre analise se suas qualidades e habilidades serão necessárias para o projeto e o que você pode aprender com ele. Algumas vezes, é melhor ter um papel de suporte em um projeto do que liderá-lo sem as competências necessárias.

4) Sempre tente crescer: não se deixe levar por cargos e salários mais altos. Considere todas as alterações que seu trabalho e sua vida sofrerão caso você aceite uma nova função. Pense no seu objetivo profissional a longo prazo, analise as possibilidades que surgirão – ou desaparecerão – caso você aceite o trabalho. Todas as mudanças trazem incertezas, mas mudar somente por causa do salário e do prestígio podem não levar a lugar nenhum.

5) Acumule certificações: ser um profissional certificado é um diferencial no mercado e ter diversas credenciais é uma maneira de destacar seu currículo dos demais. Entretanto, as certificações só têm valor real se o profissional também tiver experiência na área. Analise bem os treinamentos que podem somar no seu currículo e nas habilidades que você pode oferecer realmente ao seu empregador.

6) Acima de tudo, impressione seu chefe: atender às expectativas do seu gerente é sempre bom, mas não deixe de dar importância aos relacionamentos profissionais com colegas. Ajude companheiros sempre que preciso e possível, pois são eles que poderão lhe ajudar depois a cumprir um prazo apertado. E as chances de seu chefe se preocupar mais com sua habilidade no cumprimento de prazos são maiores do que se preocupar com sua capacidade de ser “capacho”.

7) Se relacione: não fique restrito. Se relacionar com outros colaboradores é importante. Separe um tempo para isso. Essas relações informais dentro da organização podem ajudar a abrir portas e oportunidades únicas.

Com informações da Computerworld.
FONTE:
BLOG IMPACTA

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