quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As cores no mundo do varejo

Hoje vamos falar de um tema que rende boas discussões dentro do mundo do varejo: A aplicação de cores em uma loja. Mais do que apenas uma questão de gosto, a escolha correta de cores dentro do ponto-de-venda, pode auxiliar na construção de sua imagem, e até mesmo dar uma forcinha extra em situações que a loja possui um espaço reduzido, ou ainda muito amplo e vazio. E estudos comprovam que as cores realmente podem influenciar no comportamento de compra e até mesmo na decisão do consumidor.

Imagine por exemplo, um ambiente pequeno. Neste caso, deve-se quase que obrigatoriamente se utilizar essa regra: quanto menor parecer o ambiente, mais claro este deve ser pintado, preferencialmente branco. As cores claras têm a propriedade de ampliar os ambientes, uma vez que refletem praticamente toda a luz que recebem. Do modo contrário, ambientes demasiadamente altos ou grandes podem ser ?disfarçados? com a aplicação de cores mais escuras, devido a propriedade de absorção de luz que essas cores possuem.

O branco e o preto, também são fortemente utilizados principalmente para lojas de produtos de alto valor agregado, principalmente quando aplicados em ambientes de decoração minimalista. Entretanto, o branco e o preto não possuem a alegria e a vida que uma loja deve transmitir ao seu consumidor, portanto, o uso de alguns tipos de cores pode criar algumas sensações interessantes que podem ser associadas ao tipo de produto ou serviço que está sendo oferecido.

As cores em tons pasteis, como azuis, beges, amarelos e verdes têm a propriedade de transmitir calma e tranquilidade ao consumidor, fazendo com que este permaneça mais tempo dentro do ponto-de-venda e, por consequência disto, compre mais. Entretanto, as cores pasteis quando utilizadas em excesso, acabam por criar um clima pouco promocional.

Tons fortes como verde, amarelo, laranja, lilás, entre outros, devem ser utilizados principalmente para se criar um efeito de contraste em relação a paredes brancas ou em tons pastéis. O efeito de contraste deve ser ponderado e utilizado de modo a criar valor e identidade à marca, do contrário, quando utilizados em excesso, criam um ambiente de loja cansativo, afugentando o consumidor.

O mais interessante ao pensar em cores para uma loja está em buscar alinhar as cores de acordo com o posicionamento da empresa. Empresas focadas nos consumidores populares devem optar por tonalidades mais fortes como o vermelho, o azul e o amarelo.

Empresas focadas em consumidores de alta renda, ou de produtos de maior valor agregado devem apostar em tons sóbrios como o branco e o preto, ou tonalidades naturais como o bege e os tons amadeirados. Lojas de perfil jovem podem apostar em tons vivos como laranja e o verde, de acordo com as características de seu consumidor final.

Um grande abraço e boas vendas!

POR: CAIO CAMARGO
www.falandoemvarejo.com.br

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