quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
VERÃO BAIANO - TEMPORADA DE ALTOS INVESTIMENTOS
A INFLUÊNCIA DO SOL NA ECONOMIA LOCAL
Com sua agenda repleta de festas (que acontecem, praticamente, de segunda a segunda), o verão
baiano vem se transformando, ultimamente, no alvo principal de divulgação das marcas de grande
empresas nacionais e multinacionais.
É nesse período de alta estação que Salvador sedia não apenas o
maior festival de música do País (o Festival de Verão), como também
a maior festa de rua do planeta (o Carnaval) – dois eventos que
atraem milhões de pessoas e são levados a todos os cantos do Brasil
e do mundo através de uma cobertura extensa da mídia.
Como se isso não bastasse, a estação do sol traz ainda uma dezena de festas de largo, feijoadas,
lavagens, ensaios na capital e em várias cidades do Interior – mostrando que, além dos chamados
“festeiros de plantão”, também os produtores, empresários e patrocinadores precisam de fôlego e
muita força para enfrentar essa verdadeira “maratona”.
2. UM VERÃO DE MILHÕES DE REAIS
A cada ano, a chegada da alta estação anuncia a abertura da temporada de marketing no Estado,
com diversas empresas realizando ações promocionais e patrocinando os mais variados eventos
característicos do verão – um esforço que se traduz em investimentos pesados e ajuda a
movimentar ainda mais a economia local.
Dimensionar o tamanho desse investimento, cada vez mais, se transforma em uma tarefa difícil,
uma vez que a maioria dos patrocinadores faz segredo quanto aos valores investidos
(principalmente as cervejarias e as telefônicas, segmentos que disputam palmo a palmo os
espaços publicitários dos grandes eventos).
Entre as poucas empresas que divulgam seus números está a Norsa (fabricante da Coca-Cola no
Nordeste): para esta temporada, anunciaram um investimento total de R$ 8 milhões (cinco vezes
mais do que o aporte do ano passado), sendo R$ 5 milhões no Carnaval (incluindo cota de
patrocínio oficial da prefeitura) e o restante destinado ao Coca-Cola Vibe Forte (evento musical que
promoveram na Praia do Forte até o dia 20 de janeiro deste ano).
Outras duas que revelaram o valor das suas estratégias na alta estação são
as cervejarias Skol e Nova Schin (que já se consolidaram como grandes
patrocinadoras das folias baianas). A primeira estampou sua marca no
Festival de Verão 2007 como patrocinadora master (R$ 2 milhões) e estará
presente em mais de 30 ações até o fim da temporada (incluindo camarotes,
vários ensaios e até um bloco próprio, o Skol D+). Mesmo não revelando com
exatidão o total investido, a empresa informa que, este ano, injetou 15% a mais de recursos do que
no verão passado (uma forma de retribuir os 6,8% de mercado conquistados em um ano).
Já a Nova Schin selou acordo com a prefeitura da cidade e estará, pelo sétimo ano consecutivo,
patrocinando a folia momesca – o que lhe dá o direito de espalhar sua marca pelos três circuitos
da festa. Além disso, a cervejaria está injetando recursos em grandes blocos de carnaval como o
Coruja, Cheiro de Amor, Filhos de Gandhy, entre outros. Também aqui os valores investidos representam entre 15% e 20% a mais do que o realizado no ano passado.
A FORÇA DO CARNAVAL BAIANO
Com sua infinidade de festas e eventos pré-carnavalescos é fato que
cedo ou tarde o verão baiano se transformaria em uma verdadeira
mina de ouro para os setores turísticos e de entretenimento. Tomese
como exemplo o Carnaval, a grande vedete da estação: sozinho,
a folia do momo atrai perto de uma milhão de turistas para a capital e
movimenta milhões de reais em patrocínios, ações de merchandising e geração de empregos
temporários.
Os números da folia são realmente impressionantes e mostram, com exatidão, a dimensão dessa
festa para a capital baiana:
· somente no ano passado, segundo dados oficiais da Emtursa (órgão de turismo de
Salvador), foram gerados mais de 200 mil empregos temporários;
REDE BAHIA DE TELEVISÃO
CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR
Marcadores:
casas bahia,
claudio oliveira,
falando em varejo,
juedir teixeira,
luiz barbosa neves,
VERÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário