As vendas aquecidas do Natal, em consequência da melhoria das condições financeiras das famílias, levaram o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado mensalmente pela Fecomercio, a registrar leve alta de 2,9% em janeiro em relação a dezembro. O índice passou dos 134,8 pontos para os 138,7 pontos e permanece no nível de satisfação (abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 - com limite de 200 pontos - indica satisfação).
De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio, esse bom humor das famílias sinaliza um crescimento significativo do consumo ao longo dos próximos meses, dando sustentação às perspectivas de investimento dos empresários. O aumento contínuo da massa de rendimento da população e, atrelado a essa questão, a melhora nas condições de emprego, o que gera melhor satisfação das famílias em relação ao orçamento doméstico.
O ICF começou o ano com um desempenho positivo, o que demonstra propensão a gastar cada vez mais e maior segurança em relação ao emprego. No curto prazo, o índice deve continuar nesta tendência de crescimento, principalmente pelo aumento do salário mínimo com novo fixado valor para este mês.
Outra melhora importante, segundo a assessoria da Fecomercio, está relacionada ao crédito: as concessões vêm crescendo sistematicamente e as taxas de juros cobradas à pessoa física estão no menor nível historicamente.
JB ON LINE
CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Consumo vai continuar aquecido nos próximos meses
Marcadores:
claudio oliveira,
falando em varejo,
IVAR,
juedir teixeira,
luiz barbosa neves,
varejo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário