quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Blocos de rua do Rio terão ambulantes de crachá e colete em 2010
Medida faz parte de caderno de encargos para patrocinador.
Riotur busca parceiros para estruturar carnaval de rua.
Ambulantes de crachá e colete, 3.200 banheiros químicos e desfiles com hora para começar e acabar são algumas das medidas estabelecidas pela Riotur, que deverão ser cumpridas pela empresa patrocinadora do carnaval de rua do Rio em 2010.
Depois do crescimento do número de blocos de rua e a consequente desordem instaurada nas ruas da cidade, a Prefeitura do Rio decidiu que a folia carioca deverá ter um patrocinador, que seguirá uma série de obrigações. Uma delas é ter o gasto mínimo de R$ 5 milhões. O edital de licitação será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (14).
“A ideia da Riotur é chamar parceiros, para que ele possam entrar com a infra-estrutura sem gastar o dinheiro do cidadão”, disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Encargos
O caderno de encargos do patrocinador inclui os seguintes itens: instalação de, no mínimo, 3.200 banheiros químicos (no ano de 2009 foram 900); contratação de 500 controladores de trânsito por dia; fornecimento de 150 faixas e 500 galhardetes de sinalização de trânsito; disponibilidade de, no mínimo, 80 UTIs móveis por dia; cadastro dos ambulantes e fornecimento de crachá de identificação, recipiente para comida e bebida e colete numerado; criação da marca do carnaval de rua da cidade; publicação de um roteiro dos blocos com tiragem mínima de 500 mil exemplares; e a decoração da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, considerada a mais importante do carnaval carioca.
O controle do comércio ambulante será feito pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), da Prefeitura do Rio.
Para 2010 foram inscritos 465 blocos de rua. Serão no total 641 desfiles no total. A Zona Sul concentra a maior parte deles: são 214 na região. A estimativa de público total, contando a partir de 30 dias antes do carnaval, é de 2.491.000 pessoas.
“Os blocos que saírem sem autorização da prefeitura serão reprimidos”, garantiu o secretário.
Apelo aos foliões
A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal e da Riotur, que criou um setor voltado apenas para fiscalizar o carnaval.
As medidas, segundo o secretário, são para o maior conforto e infra-estrutura tanto para os foliões como para quem não participa da festa. E ele fez um apelo: “É importante que os foliões não depredem os banheiros químicos. Assim como o prefeito Eduardo Paes fez um apelo à sociedade com relação ao lixo nas ruas, eu faço para os banheiros”, disse ele, acrescentando que em 2009 metade dos banheiros foram depredados.
Os patrocinadores interessados terão até o dia 28 de dezembro para apresentar seus projetos. De acordo com a Riotur, a seleção será no primeiro dia útil de 2010, no dia 4 de janeiro.
CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR
Marcadores:
CARNAVAL,
claudio oliveira,
falando em varejo,
juedir teixeira,
VERÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário