quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

RAÇÃO HUMANA - Novo aliado na perda saudável de peso. É tendência para o verão 2009/2010




Mistura de ingredientes naturais atua como coadjuvante no emagrecimento e ainda proporciona diversos ganhos à saúde, garante nutricionista da rede Mundo Verde - De tempos em tempos alguns alimentos caem nas graças dos consumidores e viram os queridinhos do momento. Cada um com suas particularidades e benefícios, mas na maioria das vezes, um dos pontos que pesa na hora desta “eleição”, é o poder que esse alimento tem de atuar como coadjuvante do emagrecimento. O novo eleito, e que promete ser uma das sensações do verão, é a ração humana.

Esse nome diferente e que causa certo espanto no primeiro contato, foi dado a uma mistura de ingredientes, entre eles cereais integrais e oleaginosas, cuja finalidade é complementar a alimentação de forma natural e saudável. A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, explica sobre essa novidade e orienta como a ração humana pode ser usada para perder aqueles quilinhos indesejados.

Originalmente, sua composição leva farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja e cacau. Mas, a receita pode ser adaptada caso a pessoa tenha restrição a algum dos ingredientes. “Se a pessoa for diabética, pode retirar o açúcar mascavo, se for celíaco pode substituir o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia, por farelo de arroz e flocos de quinua”, orienta Flávia.

Segundo ela, a ração humana atua como coadjuvante do emagrecimento porque seus ingredientes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que moderam o apetite, regularizam o intestino e auxiliam no controle das taxas de colesterol sanguíneo. Além disso, é fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo, como magnésio e vitaminas do complexo B. “Além de ajudar a emagrecer, a ração humana melhora o humor e a disposição”, ressalta.

Porém, adverte Flávia, de nada adianta consumir a ração humana sem antes mudar alguns hábitos. A reeducação alimentar e a prática regular de atividade física são fundamentais para que esse alimento ajude no processo de emagrecimento. “Devido ao alto teor de fibras, a ração humana aumenta a sensação de saciedade, e, desta forma, comemos menos e emagrecemos”, esclarece a nutricionista do Mundo Verde.

COMO E QUANDO USAR
Para contribuir com o emagrecimento, a sugestão é que a ração humana seja usada como substituta do café da manhã ou jantar, adicionada em bebidas como sucos, vitaminas, extrato de soja, bebida de arroz ou leite. A ingestão diária recomendada é de 20 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. Seu efeito é potencializado quando está inserida em um cardápio rico em frutas, verduras e legumes - de preferência orgânicos –, cereais integrais e óleo vegetais prensados a frio.

Também existe no mercado a versão light da ração humana, que não possui guaraná, cacau e açúcar mascavo. A ausência desses ingredientes quase não afeta o valor calórico, porém, por não conter cafeína e açúcar, é indicada para hipertensos e diabéticos.

A ração humana também pode ser utilizada como complemento alimentar por pessoas que não precisam emagrecer, mas querem aumentar a ingestão de nutrientes, melhorar o trânsito intestinal ou reduzir as taxas de LDL, o mau colesterol. “Como é feita de cereais integrais é boa fonte de vitaminas do complexo B, de cálcio, magnésio e fibras, por conter linhaça é fonte de ômega-3, já o cacau tem efeito antioxidante”, explica Flávia. Para essa finalidade, nenhuma refeição deve ser substituída, basta acrescentar a mistura a algum alimento.

“Para quem quer apenas enriquecer a alimentação é possível usar a ração humana em um iogurte ou saladas de frutas no lanche da manhã ou da tarde”, indica a nutricionista do Mundo Verde. Ela enfatiza a importância do aumento do consumo de água e líquidos, para que a mistura possa causar saciedade. “Se a pessoa não beber água pode não ter a fome diminuída e ainda reclamar de constipação intestinal e flatulência”, alerta.

DIVERSOS BENEFÍCIOS
Farelo de trigo: Boa fonte de fibras. Aumenta a saciedade e regulariza o funcionamento do intestino.
Extrato de soja: Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.
Linhaça: Rica em fibras e boa fonte de ômega-3. Auxilia na regularização do intestino e tem ação anti-inflamatória.
Colágeno: Proteína que da sustentação a pele, evita a flacidez e previne rugas e estrias. Prolonga a sensação de saciedade.
Aveia: Rica em fibras solúveis, que dá a sensação de saciedade, auxilia no controle de diabetes e colesterol. Além disso, é boa fonte de magnésio.
Açúcar mascavo: Açúcar não refinado. Contém ferro e cálcio.
Gergelim: Alimento fonte de proteínas, gorduras insaturadas e cálcio.
Gérmen de trigo: Fonte de proteínas e de vitaminas antioxidantes como a vitamina E e D.
Guaraná: Fonte de cafeína. Atua como estimulante.
Levedo de cerveja: Boa fonte de vitaminas do complexo B e cromo, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Melhora o metabolismo de carboidratos.
Cacau: Fonte de polifenóis de efeito antioxidante.

RECEITA DA RAÇÃO HUMANA
Quem preferir pode fazer a ração em casa. A nutricionista Flávia Morais explica que a receita pode ser individualizada, utilizando todos os ingredientes citados, ou excluir algum conforme a preferência de cada um.

Ingredientes:
200g de farelo de trigo
100g extrato de soja
100g linhaça
100g de açúcar mascavo
100g de aveia
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g gelatina
25g de levedo de cerveja
25g de guaraná em pó
50g de cacau.

Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.

MAIS SOBRE O MUNDO VERDE
Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A empresa, que possui mais de 150 lojas em todo o Brasil – sendo 87 no Rio de Janeiro –, e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.


CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário