Passados quase três meses do fim da exclusividade dos cartões de crédito, muitos lojistas já estão sendo beneficiados. Os consumidores, porém, ainda não sentiram as diferenças em seu cotidiano - e devem continuar não sentindo, na opinião da economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim.
Segundo ela, até o momento, as mudanças trazidas pelo fim da exclusividade entre credenciadores e a bandeira do cartão de crédito ainda não se refletiram em benefícios ao consumidor. “A redução do preço final cobrado pelos produto não está diretamente ligada à queda nos custos do comerciante”, declarou Ione.
Comerciantes estão negociando
O comércio, por outro lado, já começa a tirar proveito do aumento na competitividade no setor. Uma pesquisa elaborada pela Fecomercio-MG e pelo Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte mostrou que 61,3% dos comerciantes já realizaram algum tipo de negociação com a credenciadora (a fornecedora da máquina do cartão de crédito).
Destes, 76,5% disseram ter obtido redução no valor do aluguel da máquina (POS) – que ficou, em média, 40% menor.
Além disso, mais de 56% tiveram redução no valor da tarifa do cartão de crédito, 46,7% na tarifa do cartão de débito e 36,7% já estão pagando menos na taxa de conectividade.
No futuro
“As negociações são longas. Há restrições de contratos, vivência. Até que essas negociações se consolidem, com a entrada de novas empresas atraindo clientes com novidades, nenhuma redução de preços vai se refletir para o consumidor”, acrescentou Ione.
A economista do Idec salienta que esses movimentos são um pouco lentos, mas o fim da exclusividade não deixa de ser uma medida positiva. “O lojista sendo menos pressionado com seus custos, vai começar a buscar outras alternativas para fidelizar o consumidor, trazendo-lhe benefícios”, completou.
Fonte: Info Money Pessoal
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Consumidor vai demorar para sentir reflexos do fim da exclusividade nos cartões
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