O departamento foi totalmente reformulado na filial de Osasco da rede norte-americana. A unidade serviu como teste para mudanças que envolveram desde a exposição de todas as marcas de produtos até a troca de equipamentos. As alterações foram feitas em parceria com a fabricante Nivea.
No espaço de 330 m², reservado para a venda de itens como desodorantes, loções, shampoos e condicionadores, todas as prateleiras tiveram a altura reduzida de maneira que a última gôndola ficasse na altura dos olhos. Foram criadas prateleiras em formato oval e colocados espelhos entre as gôndolas. A área de esmaltes triplicou e um 'beauty center' foi instalado no meio da seção, com poltrona reclinável, mesinha com espelho e produtos da Nivea para teste. O cliente pode ainda colocar as mercadorias em uma bolsinha de pano criada só para compras nessa área da loja.
Segundo Luiz Clavis, diretor comercial da Nivea no Brasil, as vendas desse departamento em Osasco estão dez pontos base acima da loja de São Bernardo do Campo, por exemplo, onde não houve reforma. No caso de itens mais caros, como cremes faciais, que custam em torno de R$ 50, a expansão foi maior. "A alta chega a trinta pontos base acima da verificada em outras lojas", completa. A Nivea é a marca com maior destaque no local, mas há também produtos da P&G, Unilever, L'Oreal e Johnson&Johnson.
A mudança na unidade completa oito meses em outubro e as empresas planejam ampliar o modelo para outras lojas. "O plano é repetir o formato em mais duas lojas em 2011, sendo uma delas no Nordeste e a outra, num supermercado", diz Marcelo Mendes, vice-presidente comercial do Walmart. Como a Nivea não tem uma parceria exclusiva com a rede, a ideia da fabricante é buscar outras cadeias interessadas (a companhia não revela o nome delas).
Acordo
O Walmart e Nivea negociaram por meses seguidos para desenvolver o projeto. Havia uma questão de custos a ser definida. A Nivea arcou com os estudos de comportamento de compra, o projeto arquitetônico e precisou conversar com as outras empresas que também teriam os seus produtos expostos. O Walmart cedeu o mobiliário.
Fonte: Valor Econômico
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Parceria Walmart e Nivea eleva vendas de itens de higiene e beleza
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