"As expectativas elevadas são a chave de tudo."
Sam Walton
A mais importante característica da liderança é a confiança, pois as pessoas só seguem aquelas nas quais confiam.
Normalmente os empregados gostam e seguem pessoas que os orientam, que os conduzam a patamares crescentes de desempenho e de melhoria continua, no trabalho e na vida.
Os empregados gostam de líderes que:
- celebram resultados que os empregados ajudaram a construir, e
- gostam de se sentirem partícipes da construção de algo maior do que as simples tarefas que executam, por mais complexas que estas sejam.
Por exemplo, ajudarem e participarem, através dos seus esforços diários, da construção de uma sociedade melhor, mais justa. Essa sensação de utilidade e de participação são extremamente importantes para a consecução de resultados, ao longo do tempo.
Leia mais sobre as motivações humanas aqui:
AS NOSSAS NECESSIDADES E OS NOSSOS DESEJOS
A estas características acima, procuradas pelos empregados, pode ser adicionada mais uma característica: a constância de propósitos.
A constância de propósitos diz sobre o líder consistente-mente apontar e dirigir esforços no sentido de realizar a Missão, alcançar a Visão, apoiado nos Valores e Princípios da empresa, com os pés sempre apoiados da realidade presente.
Leia:
MISSÃO, VISÃO E VALORES: O Que, Por Que E Como?
Algumas opiniões que dizem ser necessário o líder alçar vôos, eu discordo.
Eu digo que o líder tem que ficar com os pés no chão, lendo e sentindo a realidade do mercado e a adequação das competências disponíveis na empresa e do seu clima interno, para buscar e alcançar os resultados externos necessários e acordados.
O líder precisa sonhar com o amanhã e apontar os caminhos constantemente, mas ter os seus pés, e os pés daqueles que lidera, em contato estreito com a realidade.
Essa constância de propósitos, por incrível que pareça, tem a ver, e muito, com a previsibilidade do líder.
Há uma grande confusão entre inovação e liderança.
A sua empresa, para se destacar, precisa inovar para deixar o leito da mesmice.
A liderança, no entanto, tem que apontar o rumo hoje e amanhã. Se o rumo de ontem estava errado, ele deve mudar.
Se o rumo de amanhã também vier estar errado, os liderados ficam em alerta. Se depois de amanhã novamente existir correção de rumo, a confiança dos liderados no líder começa a ficar abalada.
A correção freqüente de rumo denota falta de visão, transmite a sensação que se age ao sabor das ondas, abala o prestígio da liderança.
Se e quando a confiança cai, a liderança perde seguidores. Os resultados tornam-se mais difíceis de serem alcançados, pois o ânimo e, conseqüentemente, o desempenho caem.
"Liderar é ter seguidores" constitui-se na principal e única definição de liderança, como bem intuiu Peter Drucker.
Leia:
LIDERANÇA E AUTOLIDERANÇA
A Definição De Liderança
A Principal Característica Da Liderança
Outras Características Da Liderança
LIDERANÇA E COMPLACÊNCIA.
É interessante notar que a liderança precisa constantemente:
- apresentar desafios audaciosos, mas realizáveis,
- inspirar comprometimento,
- celebrar e compartilhar realizações,
- colher desempenhos cada vez mais surpreendentes dos seus liderados,
- apresentar constância de propósitos, e
- ser previsível e coerente, mantendo rumo e postura frente aos seguidores
domingo, 18 de julho de 2010
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