Quando um cliente chega a uma empresa, a diferença proporcionada pela atuação em equipe é sentida já no próprio ambiente, caracterizado por profissionais entusiasmados, otimistas e dinâmicos e reflete-se em todos os processos, desde a anotação clara de um simples recado, até a busca de auxílio junto a um colega de trabalho, quando não se tem certeza de uma informação a ser passada para o cliente. E essa diferença contribui, e muito, para a realização de negócios. Essa atmosfera de equipe, de confiança e de compartilhamento, é conseguida por um árduo trabalho de liderança, capaz de conciliar os aspectos individuais dos profissionais com as expectativas da empresa e dos clientes. E cada empresa tem o seu estilo, as suas peculiaridades. Assim, não existe uma receita pronta.
Entretanto, algumas práticas podem ser inspiradoras para o desenvolvimento de equipes vencedoras:
- Definição de metas: saber aonde se quer chegar.
- Praticar constantemente o “feedback”: uma palavra colocada de forma correta faz toda a diferença; comunicação é tudo.
- Reconhecimento: satisfação pessoal e profissional.
- Liberdade para pedir ajuda: a importância da confiança.
- Delegar responsabilidades e apoiar realizações: autonomia e tomada de decisão.
Essas práticas de equipes vencedoras deixam claros os benefícios para a organização, principalmente no que diz respeito à melhoria das condições para realização de negócios, ao aumento da sinergia entre os funcionários, à melhoria no ambiente de trabalho e ao aumento da satisfação dos clientes.
Por outro lado, as empresas que não atuam com o sentido de equipe têmmaior propensão para desenvolverem aspectos como burocracia interna e confusão, em uma atmosfera de desconfiança e individualismo, o que pode influenciar negativamente em seu relacionamento com os clientes, diminuindo as suas condições de competitividade.
É por isso que desenvolver as equipes nas organizações é tão importante no acirrado mercado contemporâneo.
Formando uma equipe de alta performance.
• Trabalhar efetivamente em Equipe.
• Compartilhar as visões de futuro com os colaboradores, parceiros e fornecedores.
• Dialogar aberta e francamente com todas as pessoas envolvidas.
• Aceitar, implementar e valorizar as boas idéias que freqüentemente acontecem nas empresas.
• Delegar autoridade e responsabilidades para que a equipe consiga trabalhar unida e coesa.
• Alternar a chefia dos trabalhos conforme as competências exigidas em cada caso e ocasião.
• Capacitar e valorizar o conhecimento de todos.
Estimular o trabalho em equipe e buscar o comprometimento de todas as pessoas na empresa e outras mais.
FONTE - SEBRAE RJ
CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
COMO INCENTIVAR A MINHA EQUIPE?
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