No inicio da indústria de shoppings no Brasil, estes eram basicamente centros de compras.
Para atrair maior fluxo de pessoas, visando o aumento da intenção de compras outros atrativos foram disponibilizados: criação de áreas de lazer, alamedas de serviços, academias, melhoria e mais conforto nos estacionamentos, a climatização dos ambientes, sistemas modernos de segurança.
Essas ações possibilitam, a cada ano, que o percentual de crescimento das vendas em shoppings superem o das vendas no varejo.
O varejo brasileiro fechou 2010 com um faturamento total da ordem de R$ 638 bilhões, representando um crescimento de vendas nominal de 13,5% em relação a 2009. Exclui-se desse valor a venda proveniente de combustíveis, setor automotivo e material de construção, segundo dados coletados pelo IBOPE.
As vendas em shopping em 2010, considerando os mesmos empreendimentos de 2009, atingiram R$ 93 bilhões. Computando-se o volume de venda das novas lojas resultantes dos shoppings e expansões que entraram em operação em 2010, conforme dados coletados pela Alshop, alcançamos R$ 99,35 bilhões, representando 16% do total de vendas do varejo nacional.
Abaixo a evolução de vendas em alguns segmentos do varejo de shoppings no ano de 2010, em relação a 2009:
A venda nos shoppings do Brasil representa cerca de 16% do volume de vendas do mercado de varejo nacional. Só para efeito comparativo, nos Estados Unidos, a participação das vendas em shoppings é de 70% do mercado varejista total. Por aí percebemos o grande potencial de crescimento que o setor de shoppings no Brasil tem para desenvolvimento.
Os shoppings do Brasil, através de seu mix de lojas, da qualidade de suas instalações oferecendo conforto, comodidade e segurança aos seus usuários, apresentam nível de qualidade semelhante aos melhores do mundo, sendo o Brasil o oitavo país do mundo em número de shopping centers construídos, de acordo com censo da Alshop.
Quantidade de shoppings em operação em 2010
A indústria de shoppings conta hoje com 744 empreendimentos em operação distribuídos da seguinte forma:
Quantidade de lojas em shoppings em 2010
A quantidade de lojas em shoppings ao final de 2010 é de 99.568 lojas, apresentando a seguinte evolução entre 2004 e 2010:
Fluxo de pessoas em shoppings
A frequência média mensal em 2010 nos 744 shoppings em operação no Brasil foi de 447 milhões de pessoas, enquanto em 2009 tivemos a média mensal de 427 milhões nos shoppings brasileiros.
terça-feira, 15 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário