A fabricante de bebidas Schincariol planeja investir R$ 600 milhões este ano, o que permitirá que o grupo mantenha o ritmo de crescimento da receita na faixa de 15%, o equivalente ao registrado no ano passado. Em 2010, o faturamento do grupo foi de R$ 5,7 bilhões.
Este ano, os investimentos serão 40% inferiores em relação ao ano anterior. O vice-presidente da companhia, Gilberto Schincariol, explicou, no entanto, que a redução se trata de uma readequação ao nível usual de investimentos.
“Não havíamos investido nada em aumento de capacidade em 2008 e em 2009. Então, fizemos no ano passado um investimento equivalente a dois anos. Podemos dizer, na verdade, que no biênio 2010 e 2011 nós investimos R$ 1,6 bilhão”, disse.
Os investimentos realizados são feitos em parte a partir do caixa da empresa e em parte com empréstimos tomados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O vice-presidente do Grupo Schincariol disse que, por enquanto, a empresa não tem o objetivo de abrir o capital e lançar ações no mercado.
“Por enquanto, a empresa não precisa. Se um dia entender que necessita de mais capital e não consegue pegar com o BNDES, que é mais barato do que abrir capital, a gente vai fazer. Mas, só se houver necessidade para isso”, disse, categórico.
Em janeiro e fevereiro desse ano, as marcas de cerveja da companhia tiveram um avanço de 30% ante o mesmo período e 2010. Historicamente, o verão concentra entre 28% e 30% das vendas de uma cervejaria no ano. Quando o verão é maior, como este, com o carnaval em março, há expectativa de crescimento de vendas.
As perspectivas dentro da empresa são de um mercado muito favorável. "O consumo de bebidas e geral está diretamente ligado à distribuição de renda. A economia do país está performando bem. O que vai fazer também as categorias de refrigerante e sucos prontos crescerem bastante”, disse o vice-presidente do grupo.
(Juliana Ennes | Valor)
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