Do ponto de vista clássico, Ética é o estudo da moral como conjunto de costumes, normas e preceitos de uma comunidade. Em grego, todavia, o termo significa a interioridade do ato humano, isto é, o modo de ser de cada um, a morada do humano.
Ocorre que as normas e preceitos de uma comunidade – a família, por exemplo – criam obstáculos para a constituição Ética, pois estão sempre muito ocupadas com a manutenção de seus valores e crenças…
Vejamos, por exemplo, o que em geral acontece na comunidade familiar, quando o pai educa o filho para assumir seu lugar na empresa. O desejo de continuar a obra é do pai ou do filho? Do pai, evidentemente. Fosse o contrário, isto é, do pai se voltar apenas à felicidade do filho, as preocupações seriam outras, não é mesmo?
Não há aqui a pretensão de diminuir os pais e/ou mães que têm esses objetivos para seus filhos. Todavia, ao que parece, convém lembrá-los que, além da educação para as fragilidades e inseguranças dos adultos, há um modo de Educação voltada para Ética.
E talvez a única maneira de estabelecer este tipo de educação seja pela autocrítica de nossos próprios atos… posto que também estamos em constituição…
Marcos Amaro
quarta-feira, 16 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário