Metade dos brasileiros afirma ler sempre ou na maior parte das vezes o rótulo das embalagens antes de comprar um produto. Há ainda 27% que o fazem com menor frequência, totalizando 77% de consumidores que têm o hábito de ler os rótulos das embalagens pelo menos de vez em quando. A constatação é de uma pesquisa realizada pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor.
O estudo revela que os entrevistados com idades entre 35 e 55 anos são os mais atentos ao conteúdo das embalagens: 55%. Entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, o índice de leitura é o mais baixo: 44%.
Paulo Carramenha, diretor presidente da GfK CR e professor do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, destaca que há um crescente interesse dos consumidores na busca por informações que os ajudem nas suas decisões de compra e as embalagens têm papel fundamental nesse processo. “Muitas empresas já atentaram para esse aspecto e vêm usando a embalagem como um dos principais canais de comunicação com os consumidores, para divulgar os benefícios e valores das suas marcas”, explica.
Nota-se ainda uma mudança no interesse pelas informações contidas nas embalagens entre os consumidores das diferentes classes sociais. Entre os integrantes das classes C e D, o índice de leitura frequente dos rótulos é de 46%, enquanto que nas classes A e B chega a 54%.
Não há, no entanto, variação de comportamento entre homens e mulheres, que têm a mesma preocupação com o assunto. 50% dos entrevistados do sexo feminino e masculino afirmam ter esse costume.
Para realizar o estudo, a GfK ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).
Fonte: Varejista
terça-feira, 1 de março de 2011
Brasileiros estão atentos aos rótulos de embalagem
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
PROVAREJO,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário