O setor deverá atender a todas as normas previstas no Anexo I da NR 17 (ergonomia). Entre elas está a que obriga a adequação dos checkouts. Para auxiliar o setor, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Conselho Nacional dos Trabalhadores no Comércio devem iniciar trabalho de conscientização. Até este ano, havia necessidade de adequação apenas de parte das lojas.
Segundo Márcio Aldecoa, da Life PQV, empresa especializada na avaliação ergométrica de postos de trabalho, a norma é fundamental porque ajuda a reduzir de forma significativa os problemas de saúde do trabalhador. Além disso, dará maior segurança na execução das atividades. "Hoje, a lesão por esforço repetitivo é a grande vilã. Detalhes como o posicionamento da balança na parte frontal do caixa pode reduzir problemas na coluna e diminuir o número de faltas no trabalho", explica Aldecoa.
Para estar totalmente dentro da norma, o varejista precisa garantir condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico. Também deve proteger os operadores de checkout contra correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas. Além disso, será necessário utilizar superfícies opacas que evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador, concepção do posto de trabalho do operador de checkout para prever a possibilidade de adequações e outros.
Fonte: DCI
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Varejo deve adequar checkouts a partir de 2011
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
PROVAREJO,
varejo,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário