quinta-feira, 15 de outubro de 2009

IBGE: vendas do varejo crescem pelo quarto mês consecutivo



O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,7% em agosto na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da quarta alta consecutiva do setor.
Na série sem ajuste sazonal, o volume de vendas cresceu 4,7% em relação a agosto de 2008, acumulando alta de 4,7% no ano e de 5,4% nos últimos 12 meses. Na comparação mês a mês, a receita nominal do setor cresceu 0,8%. No ano e nos últimos 12 meses, registra altas de 9,6% e 10,7%.
Cinco das 10 atividades analisadas pelo IBGE para a elaboração da pesquisa registraram aumento no volume de vendas em agosto: Veículos e motos, partes e peças
(2,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); Material de construção (1,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%) e Móveis e eletrodomésticos (0,6%).
Em contrapartida, registraram desempenho negativo as atividades: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,7%); Combustíveis e lubrificantes (-0,7%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,8%); Tecidos, vestuário e calçados (-2,0%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,9%).
Comércio ampliado - As vendas do comércio varejista ampliado - que inclui o desempenho do comércio de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo - cresceram 3,3% em relação a agosto. Na mesma base de comparação, a receita nominal avançou 2,1%.
O volume de vendas de Veículos, motos, partes e peças subiu 9,4% em relação a agosto de 2008, acumulando no ano e nos últimos doze meses taxas de 4,4% e 2,4%, respectivamente. De acordo com o IBGE, a política de redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) vem incentivando as vendas de automóveis, afetadas a partir do último trimestre de 2008 pelas restrições de crédito.
Regiões - Vinte e três Estados tiveram resultados positivos na comparação entre agosto deste ano com agosto de 2008, sendo as taxas mais significativas observadas em: Piauí (23,9%); Sergipe (17,5%); Ceará (8,0%); Alagoas (7,4%) e São Paulo (6,0%). Em relação ao varejo ampliado, as maiores taxas em volume de vendas foram no Piauí
(19,5%); Sergipe (17,8%); Acre (17,7%); Alagoas (10,0%); Pará (8,9%) e Ceará (7,6%).
Fonte: www.dgabc.com.br - por Alessandra Jermann

Um comentário:

  1. É pessoal, como podem ver, as notícias estão melhorando... para o setor de vestuário ainda não chegou a tão sonhada superação, mas já apresenta sinais de melhora em comparação aos meses anteriores. Vamos mais uma vez apostar nas festas de final de ano e ver se realmente vamos conseguir fechar o ano com alguma vantagem em relação ao ano anterior.
    É isso aí, bola pra frente que atrás vem gente!!!

    ResponderExcluir