segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comércio e indústria também crescerão com Olimpíadas, diz Ministério do Turismo


A escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede das Olimpíadas de 2016 foi muito comemorada pelo setor de turismo devido à uma exposição que trará ao Brasil e ao incentivo à vinda de estrangeiros. Porém, esse não será o único setor beneficiado.
Conforme lembrou o ministro interino do Turismo, Airton Pereira, em entrevista à InfoMoney, todo país que já sediou uma Olimpíada registrou um impacto positivo do evento no PIB. (Produto Interno Bruto).
Ele ressalta que o turismo irá aumentar sim, e que isso trará como consequência um crescimento da indústria e do comércio brasileiro. " Um quarto de hotel tem ar condicionado, frigobar, insumos e roupa de banho", disse Pereira, lembrando que para equipar os dormitórios com esses produtos, a indústria brasileira terá uma grande demanda.

Construção civil hotéis
Além desses setores, a construção civil, deverá ser beneficiada com a realização do evento no Brasil. "O volume de obras para infraestrutura irá impactar na construção civil e na indústria de base, reforçando a tendência de crescimento", afirmou.
Essa tese é reforçada pelo fato de que novos hotéis deverão ser construídos no Rio de Janeiro para atender a exigência do COI (Comitê Olímpico Internacional) de aumento na capacidade hoteleira da cidade. "A candidatura apresentou 45.000 novos leitos, sendo 28.000 de quartos de hotelaria. A isso somam-se os cruzeiros".

Setor Privado
O ministro interino também informou que, para os investimentos necessários para a realização das Olimpíadas, o setor privado deverá ter grande participação, "Boa parte dos investimentos virão da parceria com o setor privado, que deverá ser atraído para isso", considera.
Sobre o uso das instalações que serão construídas para o evento, Pereira afirma que, após o término dos jogos, elas seguirão o mesmo modelo do Pan-Americano de 2007. "A vila do Pan foi toda comercializada. Os equipamentos desse evento e da Copa de 2014 vão ser aproveitados. O próprio COI falou do bom aproveitamento das instalações na cidade", ressalta.

Retirado do site Empreendedor.com.br, por Alessandra Jermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário