segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Contratações temporárias no final deste ano devem superar as de 2008


RIO - Outubro chegou e as atenções imediatas do varejo estão no Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira, dia 12. Mas, passada a data, os olhos se voltam para uma comemoração muito especial: o Natal. Tradicionalmente, nos meses finais do ano - em especial, outubro e novembro - aumenta o número de contratações temporárias no comércio.

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê que sejam abertas 123 mil vagas de trabalho temporário para o Natal de 2009, isto é, 7% a mais em relação ao ano passado, quando foram abertas 115 mil vagas. A entidade acredita que a média de efetivação ficará em torno de 17% após a vigência do contrato temporário, o que representará emprego novo para 21 mil pessoas. Em 2008, mesmo com a crise financeira global, a efetivação ficou em 28%. Já os jovens em busca do primeiro emprego devem responder por 27% dos contratos previstos para este ano.

Especialista dá dicas para transformar o emprego temporário em efetivo

Mais otimista, a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) acredita que haverá um aumento de 25% nas vagas temporárias para o período de fim de ano apenas shoppings, o que significa um total de 180 mil novas vagas apenas nos shoppings. Hoje, o setor já gera 721 mil empregos diretos em 385 shoppings espelhados pelo Brasil.

De acordo com a Abrasce, a expectativa se baseia na demanda natalina, intensificada pela retomada das vendas no período pós-crise.

- A volta do otimismo dos consumidores é uma das razões para esta expectativa. Os varejistas estão confiantes no aumento das vendas e, para isso, precisam de profissionais capacitados para atender essa demanda - explica Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.

Confecções, eletrodomésticos e veículos serão destaque

De acordo com Vander Morales, presidente da Asserttem, neste Natal, além do setor de confecções, que sempre lidera as vendas de fim de ano, os eletrodomésticos e os automóveis também terão destaque na lista de presentes, ainda por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para Morales, "a oferta de crédito, a diminuição dos juros e a retomada da confiança do consumidor são fatores que influenciam o crescimento nas vendas, refletindo no aumento dos postos de trabalho".

Diferentemente do que ocorreu em 2008, quando os segmentos B e C foram o foco das vendas, as classes C, D e E serão as grandes consumidoras deste Natal na opinião do presidente da Asserttem. Ele lembra que o benefício Bolsa Família representou ganho de quase 80% na renda destas pessoas.

Funções mais solicitadas

De acordo com a Asserttem, há dois perfis de funcionários que disputam vagas sazonais nessa época: os que esperam permanecer no emprego e os que procuram apenas uma renda extra no final do ano. As funções mais solicitadas são papai noel, fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito e analista de crédito.

globo.com de segunda 12/09/2009 por @luizbneves

Nenhum comentário:

Postar um comentário