quarta-feira, 28 de abril de 2010
Comércio varejista cria associação para dar mais segurança ao crédito
Brasília – As entidades mais representativas do país no comércio varejista anunciaram nesta terça-feira (27/4), em São Paulo, a criação da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) - associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior.
Ele disse que a concepção da ANBC surge em um “momento propício, de crescimento econômico do país”, e destacou que a iniciativa envolve também a Associação Comercial de São Paulo e o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, além das empresas Equifax do Brasil e Serasa Experian, que trabalham com a inteligência empresarial e o acompanhamento de desempenho creditício.
Roque Pellizzaro disse que com a expansão da oferta de crédito, tanto pelo sistema financeiro quanto pelo segmento de varejo, a operação em si passa a merecer mais atenção dos empresários e, principalmente, dos legisladores. Segundo ele, “não é justo para o consumidor que a decisão sobre oferta de crédito se prenda apenas a informações sobre a existência ou não de dívidas em atraso”.
Ele ressaltou, como exemplo, que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), braço operacional do serviço vinculado à CNDL, poderia disponibilizar farto material sobre o comportamento e o grau de endividamento do consumidor, tornando mais seguras e mais baixas as taxas de juros incidentes nas operações creditícias. Seria uma forma de “privilegiar o bom pagador” que, segundo ele, é o perfil da grande maioria dos cidadãos brasileiros.
CLÁUDIO OLIVEIRA
ALUNO DO IVAR
Marcadores:
claudio oliveira,
falando em varejo,
Instituto do Varejo,
IVAR,
PORTAL VAREJISTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário